segunda-feira, 7 de julho de 2008

Avaliação Pessoal - Mateus Figueira Fonseca

Avaliação do Projeto

O projeto, assim como havia sido planejado pelo grupo, não foi concluído. Na verdade, ainda há muito que fazer para que o protótipo de limpador de superfícies desenvolvido até aqui funcione corretamente. Está claro que este projeto tem que melhorar muito para poder ser apresentado em público.

O circuito desenvolvido para fazer a movimentação do limpador em dois eixos perpendiculares funciona, porém este deslocamento é lento e o protótipo não tem muita força. A melhor maneira para limpar a superfície de uma janela e a melhor maneira para realizar esta tarefa utilizando o limpador de janelas não foi estudada. È necessário desenvolver a parte mecânica do projeto, que consistiria no apoio que o limpador de superfícies teria para poder se locomover. O grupo já tem uma idéia de como elaborar esta base de apoio para o nosso limpador, porém as idéias não saíram do papel. Além disso, uma outra dificuldade seria fazer com que nosso protótipo fosse capaz de limpar uma superfície plana na vertical. E este é um passo vital para a conclusão do protótipo.

Apesar do grupo não ter concluído o protótipo, acredito que o objetivo da matéria de IEE foi alcançado, pois o grupo passou por muitas dificuldades e teve que superá-las. Quando estas dificuldades pareciam impossíveis de serem contornadas, nós procuramos caminhos alternativos para atingir uma meta. Por isso o projeto teve um impacto muito positivo, pois nós passamos por muitas situações complicadas que um engenheiro inevitavelmente passa durante o desenvolvimento de um projeto. E este era o objetivo do projeto: colocar os estudantes em contato com as dificuldades que eles enfrentarão no futuro.

Mateus Figueira Fonseca

Um comentário:

Paulo Cezar S. Ventura disse...

qual a sua nota, meu camarada?