terça-feira, 8 de julho de 2008

Avaliação pessoal - Jefferson de Oliveira Santos

Após quatro meses de trabalho, os projetos dos grupos de Introdução à Engenharia Elétrica foram finalizados, e ficou fácil perceber que todos os grupos estavam satisfeitos com os avanços que obtiveram. A maioria do pessoal nunca havia planejado nada parecido, e ter um protótipo construído ou próximo disso foi o que deixou a todos muitos satisfeitos e mais confiantes em si próprio.

Com o nosso grupo, não foi diferente. Após enfrentarmos muitas dificuldades durante o evoluir do projeto, nosso grupo, que em sua maioria não era formada por técnicos, mostrou-se bastante realizado pelo fato de todos os integrantes terem participado de forma integral de todos os trabalhos que foram realizados no protótipo, bem como o fato de que tratava-se de uma idéia inovadora e que necessitaria bastante dos envolvidos. Era algo que não tivemos notícia de que houvera sido tentado a realização até então.

É verdade que o protótipo não foi concluído, porém os progressos foram enormes, já que, fazendo um balanço rápido, aprendemos o funcionamento basico de uma impressora, elementos de eletrônica básica como diodos, transistores, chaves, motores bem como o confeccionamento de uma placa de circuito eletrônico.

Fazendo uma analogia "poética", a disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica é responsável por dar um ânimo extra aos alunos, ânimo tão importante quanto o moral é para um grupo de soldados numa batalha. Foram quatro meses que exigiram esforço, porém que certamente foram gratificantes ao final, mostrando que somos capazes, mais capazes do que podemos imaginar.

Ao final deste processo então, fica evidente a importância dessa disciplina, que é o primeiro contato de alunos comuns com o mundo da engenharia.

Um comentário:

Paulo Cezar S. Ventura disse...

Qual a tua nota, Jeffeerson?